Bate-papo e livro A Outra Face sobre saúde mental

Em fevereiro e março, o projeto A Outra Face circula por vários espaços em Bate-Papos sobre Saúde Mental com Célia Ramos, autora do livro homônimo e com a psicóloga Erika Hecht em Guarulhos, Diadema, Mogi das Cruzes e São Paulo. O programa foi contemplado pelo edital Paulo Gustavo 17/203 – Fomento à Economia Criativa. Os eventos são gratuitos e o livro será distribuído ao final.

O livro A Outra Face traz cartas do processo da autora, desde o início como workaholich que resultou em Síndrome do Pânico e a busca dos sentimentos e tratamentos para superar esse processo.

Sinopse do livro: “A Outra Face” conta a história de uma atriz, apaixonada pelo seu trabalho, que depois de anos afastada de uma grande amiga, resolve escrever-lhe contando os motivos de seu desaparecimento: atingida pela síndrome de Pânico e mais tarde por Depressão, em uma fase próspera da sua carreira, é arrancada dos palcos e impedida de realizar qualquer atividade cotidiana. Numa tentativa de seguir uma vida normal, ela reluta, negando estar doente e precisar de tratamentos; porém, as doenças fazem com que ela percorra caminhos nunca antes navegados e viva uma realidade que jamais imaginou existir. A vontade de voltar ao trabalho, aos palcos e à vida, a faz criar forças para encarar os desafios e a imersão em si mesma com tratamentos e terapias convencionais, alternativas e lúdicas para superar esse momento.

O projeto A Outra Face se propõe a falar de saúde mental para jovens, principalmente de escolas públicas, com um vocabulário fácil, de forma gratuita, através da literatura e bate-papo sobre depressão, síndrome do pânico, ansiedade, bipolaridade, e tantas outros quadros da sociedade contemporânea.

Vivenciar a juventude é perpassar por relações interpessoais, onde as crianças e jovens desenvolvem suas habilidades e a percepção de si mesmos.  É quando um jovem pode ser afetado por transtornos psíquicos, onde sua compreensão da realidade poderá ser afetada ou distorcida.

Informações da Organização Mundial da Saúde, destacam que o Brasil está em primeiro lugar em doenças com quadros psíquicos, com mais 18 milhões de pessoas, equivalendo a 9,3% da população brasileira.

Em 2022, os números para saúde mental, descrevem um aumento de 50% de doenças psíquicas em crianças e jovens segundo o caderno Saúde do G1 de 28/08/2022, com o professor Polanczuk de Psiquiatria da infância e adolescência da Faculdade de Medicina da USP, que defende a ideia de que as escolas devem ser um espaço também de promoção da saúde mental, afirmando que este ambiente merece atenção, por ser um local possível de se identificar comportamentos.

O artigo publicado pela revista PLos One apresentou a pesquisa São Paulo Megacity Mental Health Survey, sobre as metrópoles de São Paulo que estão no topo das doenças psíquicas, a frente de países como Estados Unidos e Nova Zelândia. “Por este motivo escolhemos as cidades de São Paulo, Guarulhos, Diadema e Mogi das Cruzes para o desenvolvimento do projeto”, explica Célia.

Célia Ramos é especialista em Direito Constitucional Aplicado, bacharel em Serviço Social, atriz formada pela Escola Livre de Santo André – ELT e produtora teatral profissional desde os anos 2000. Participou do 3º Encuentro de La Red Iberoamericana de Artes Escènicas, na cidade de Ovalle/Chile, em 2007, e do XIV Encuentro Internacional de Teatro – ENTEPACH, em 2009, na cidade de Chillán/ Chile, representando o Brasil em ambos os eventos. Em 2009, participou do Encontro Mundial do Teatro promovido pelo ECUM – Centro Internacional de Formação e Pesquisa em Artes Cênicas – em comemoração do ano da França no Brasil, realizada na Universidade Federal de Minas Gerais. O livro a “Outra Face” trata-se de sua segunda publicação e seus trabalhos estão intimamente 8 | A Outra Face ligados à pesquisa dentro dos universos feminino e infantil, atuando em temáticas delicadas, do ponto de vista social, como a violência de gênero, o feminicídio, a migração, entre outros. Sua arte vem sempre no sentido de contribuir para o desenvolvimento social.

Livro A Outra Face

Célia Ramos @celia_ramos_oficial

ISBN 978-65-84719-82-8

Editora Lux

Serviço

Bate-papo A Outra Face com Célia Ramos e Erika Hecht

@cr_produções

Agenda

Guarulhos

21 de fevereiro, sexta-feira, às 15h

Biblioteca – CME – CEMEAR

Local: Rua Claudino Barbosa, 313, Macedo, Guarulhos

Às 19h

Biblioteca – CME Adamastor

Local: Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo –  Guarulhos / SP
Diadema

24 de fevereiro, segunda-feira. Às 15h e às 19h30

Centro Cultural Serraria

Local: Rua Guarani, 790 – Diadema

São Paulo

25 de fevereiro, terça-feira, às 15h

Centro Cultural Santo Amaro

Local:  Av. João Dias, 822, Santo Amaro, São Paulo/SP

26 de fevereiro, quarta-feira, às 10h

EMEF JOSÉ QUERINO RIBEIRO

Local: Coronel Albert de Rochas Daiglum, 50 – Vila Aricanduva – São Paulo

Às 15h

EMEF DANYLO JOSÉ FERNANDES

Local: Av. Francisco Munhoz Filho, 431 – Cidade Líder

Grátis!

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 99969-0416
https://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 9

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo