Eudóxia de Barros toca na Sociedade Brasileira de Eubiose

Dia 14 de dezembro, sábado, às 17h, a grande pianista Eudóxia de Barros toca na Sociedade Brasileira de Eubiose.

O destaque na programação é para as obras de Ernesto Nazareth. Em 1963, Eudóxia de Barros foi a primeira intérprete a se debruçar intensamente sobre a obra de Ernesto Nazareth com a gravação do LP Ouro sobre o Azul e tocar pelos mais recônditos espaços por todo o país desde aquela época. Eudóxia gravou posteriormente mais dois LPs com suas obras. É uma das principais intérpretes e referência quando o assunto é Ernesto Nazareth, compositor imortalizado por Odeon e Apanhei-te cavaquinho.

De Osvaldo Lacerda tocará o Estudo nº 12, dedicado à Eudóxia. O compositor elogiava a especialidade dela em oitavas.

Ainda no repertório, Eudóxia interpretará Bach, Chopin, Rachmaninoff, Camargo Guarnieri, Zequinha de Abreu e Gottschalk.

A renomada pianista gravou mais de 30 discos, 2 DVD’s e publicou em 1979 o livro Técnica Pianística. Ocupa desde 1989, a cadeira número 14 da Academia Brasileira de Música, cujo patrono é Elias Álvares Lobo. Em 2016, sua ex-aluna Rosângela Paciello Pupo escreveu um livro sobre sua vida intitulado “Valeu a pena? Conversando com Eudóxia de Barros”. Em 2017, foi convidada pela COMEP (Edições Paulinas) a realizar a gravação completa da obra pianística de Osvaldo Lacerda (caixa com 6 CDs), tendo convidado outros seis pianistas para se unirem a ela.

Eudoxia de Barros – Foto de Leandro Armbrust

Programa

Johann Sebastian Bach (1685-1750) / Georges Boskoff (1882-1960)

Concerto n° 4 em dó maior

Frédéric Chopin (1810-1849)

Polonaise opus 53

Sergei Rachmaninoff  (1873-1943)

Prelúdio opus 23 nº 5 em sol menor

Osvaldo Lacerda (1927-2011) 
Valsinha Brasileira
Estudo nº 12

Camargo Guarnieri (1907-1993)
Valsa nº 9
Ponteio nº 45

Ernesto Nazareth (1863-1934)

Espalhafatoso (tango)

Brejeiro (tango)

Coração que sente (valsa)

Escorregando (tango)
Odeon (tango)

Apanhei-te, cavaquinho (polca)

Zequinha de Abreu (1880-1935)

Alma em delírio (valsa)

Sururu na cidade

Tico-tico no fubá

Louis Moreau Gottschalk – (1829-1869)

Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro

Eudóxia de Barros nasceu em São Paulo, em 18 de setembro de 1937. Estudou piano com Mathilde Frediani e Karl Heim. Em 1953 foi uma das vencedoras do concurso para solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Estudou com Magdalena Tagliaferro, entre 1954 e 1957. Seguiu para Paris, onde estudou com Tagliaferro, Pierre Sancan, Christianne Sénart, o russo Pyotr Kostanoff e Lazare Levy. Retornou para o Brasil em 1959 e tornou-se aluna de Guilherme Fontainha, Camargo Guarnieri e Osvaldo Lacerda (matérias teóricas e após seu casamento, tocava para ele seus programas, tendo obtido enorme aproveitamento sobretudo em sonoridade e observância total das partituras). Aperfeiçoou-se nos Estados Unidos com Olegna Fuschi e Howard Aibel, entre 1965 e 1967, ocasião na qual deu aulas na North Carolina School of Arts. Na Alemanha, entre 1969 e 1970, estudou com Walter Blankenheim. Aqui no Brasil teve ainda estes eméritos professores: Roberto Sabbag, Sebastian Benda, Arnaldo Estrella e Yara Bernette. De 2005 a 2017, se aconselhava com o insigne Maestro Henrique Morelenbaum, com enorme aproveitamento, se apresentando a ele no Rio de Janeiro, à cada repertório novo que fazia.
Apresentou concertos em várias cidades americanas, como Nova York, Washington, Houston, Winston Salem, Miami, Chicago e Asheville, em importantes salas como a National Gallery of Art, no Town Hall e no Carnegie Hall. Foi solista à frente da Orquestra Sinfônica de Cleveland, sob a regência de José Serebrier. Sua carreira internacional a levou para concertos em Paris (Salle Gaveau), Suíça, Inglaterra, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e México.
No Brasil foi solista à frente de várias orquestras como a OSESP – Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica de Santo André, Sinfonia Cultura, Sinfônica da USP, Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, entre outras.
Casou-se em 1982 com o compositor Osvaldo Lacerda que a ela dedicou inúmeras obras, entre elas Cromos para piano e orquestra, peça premiada pela APCA e que já apresentou 14 vezes pelo Brasil . Com ele fundou (1984) e atualmente preside, o Centro de Música Brasileira, em São Paulo, e que já completou 354 apresentações.
Possui extensa produção fonográfica, com destaque para a gravação do Concerto nº 2 para piano e orquestra de Camargo Guarnieri, sob a regência do compositor, à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Outros registros importantes são os da obra de Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Eduardo Souto, Osvaldo Lacerda e muitos outros compositores brasileiros.

Vídeo

Eudóxia de Barros (2022) – Nazareth: Tenebroso https://youtu.be/syJ0VS2XoGw?si=TQ6YQc48Xo8OOovn

 Youtube @EUDOXIAdeBARROSpiano
Instagram @eudoxiadebarros

Link fotos Leandro Armbrust https://drive.google.com/drive/folders/1e__d9RFyfMD89qsRAOFYgJOq4ncUB3tz?usp=sharing

Serviço:

Recital de Eudóxia de Barros (piano)

Dia 14 de dezembro, sábado, às 17h

Sociedade Brasileira de Eubiose

Av. Lacerda Franco, 1059 – Aclimação

201 lugares

Entrada gratuita

Duração: 1h15

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
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Instagram: @mbemel
https://linktr.ee/bemelmans

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
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